Ao estudarmos, mesmo que brevemente, a trajetória histórica de ensino da arte no brasil, pudemos observar

a integração de diferentes orientações quanto às suas finalidades, à formação e atuação dos professores, mas, principalmente, quanto às politicas educacionais e os enfoques filosóficos, pedagógicos e estéticos. sobre a historia do ensino da arte no brasil todas as afirmativas são verdadeiras, exceto:

a) no brasil, o ensino de arte apresentou inicialmente uma dupla abordagem: como técnica artesanal e como ciência.
b) a concepção de arte na academia imperial era a de que, para ser artista, se fazia necessário copiar exaustivamente os clássicos. o binômio “arte e técnica” era indissociável nesse período.
c) no século xx, com o advento do modernismo, o ensino da arte irá priorizar o desenho linear (geométrico) e ainda imitativo, o que revela a noção que prevalece por muito tempo de que para ser seria, a arte deveria unir-se a matemática.
d) para o pós-modernismo, arte é uma forma de produção cultural que deve ser estudada situada em seu contexto cultural. cada concepção reflete o modo como lidamos com o conhecimento em arte na sala de aula.
e) no século xix, na academia imperial de belas artes, os primeiros professores, aqueles a introduzirem o estilo neoclássico no brasil, eram franceses e quem podia frequenta-la eram os filhos da elite.

1 Resposta

  • Tay

    A alternativa C está incorreta.

    O modernismo quebra os paradigmas com outras escolas, então, o caráter imitativo já não pertence ao processo.

    O modernismo foi um movimento cultural que seguiu os moldes das evoluções que a sociedade vinha passando, com a expansão da urbanização, e, o período de pós-guerra, onde mudanças consideráveis na organização mundial aconteciam, e, com isso, a semana de arte moderna foi um marco, acontecendo em São Paulo no Teatro Municipal de SP.  

    Dentre as características do modernismo podemos destacar:

    A liberdade na estética de criação;

    As diferenças nas manifestações artísticas; a ironia, o humor e a paródia, tornando os textos e produções mais criativas e bem articuladas;

    A visão crítica do histórico passado no país;

    Bem como a linguagem brasileira em sua essência.

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