Ao iniciar o trabalho com estatística com seus alunos de 1º ano do ensino fundamental, professora cecília
pergunta se já ouviram falar em gráficos, onde viram e para que servem. apesar de ainda possuírem seis anos, as respostas são muito interessantes e dão oportunidade ao trabalho pedagógico que a professora quer desenvolver, inicialmente de forma lúdica com gráficos pictóricos e posteriormente com pequenas pesquisas estatísticas realizadas com o próprio grupo que resultarão em gráficos de barras e colunas.considerando as ideias que permeiam os parâmetros curriculares nacionais (brasil, 1997), para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessário investir em ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem, o que se traduz, por exemplo, no empenho em estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios sobre um assunto e o que está aprendendo sobre ele.
a afirmação acima destacada, partindo de uma perspectiva construtivista, convida o professor a refletir que, ao iniciar uma nova situação de ensino e aprendizagem, devemos considerar que:
escolha uma:
a. em geral, os conceitos prévios dos alunos são esquemas mentais alternativos, imperfeitos, incompletos e, por isso, devem, desde o primeiro momento, ser afastados do contexto da sala de aula e do ensino.
b. antes de qualquer nova situação de ensino, deve ser feita uma investigação extensa de todos os conhecimentos prévios que possam influenciar o objeto de estudo, devendo ser discutidos apenas no início de uma situação de ensino.
c. o conhecimento prévio dos alunos constitui um amplo esquema de significados, devendo ser relacionado com o conhecimento novo durante todo o processo de ensino e aprendizagem, pois com base neles o indivíduo interpreta o mundo.
d. a natureza da estratégia didática não influencia a disponibilização dos conhecimentos prévios dos estudantes.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
jvskateboard
resposta correta é a c. O conhecimento prévio dos alunos constitui um amplo esquema de significados, devendo ser relacionado com o conhecimento novo durante todo o processo de ensino e aprendizagem, pois com base neles o indivíduo interpreta o mundo.