APÊNDICES APÊNDICE I – ESTUDOS DE CASO EST

APÊNDICES
APÊNDICE I – ESTUDOS DE CASO
ESTUDO DE CASO 1:
Analise a situação a seguir:
Uma farmácia da região central de sua cidade está comercializando medicamentos da Portaria nº344, de 12 de maio de 1998 sem retenção de receita e sem a presença do farmacêutico responsável pois este encontra-se de férias e não foi contratado nenhum outro farmacêutico para cobrir suas férias. A farmácia recebeu uma inspeção da Vigilância Sanitária (VISA) e o fiscal buscou pelos balanços e receitas dos medicamentos sujeitos a controle especial.
a) Quais são as falhas que estão ocorrendo nesta farmácia?

b) O farmacêutico poderia sofrer alguma punição nesta situação? Justifique.

c) No lugar do farmacêutico como você procederia nesta situação?

ESTUDO DE CASO 2:
Analise a situação a seguir:
Uma mãe comparece a uma Unidade de Pronto-Atendimento com uma criança de 3 anos de idade que apresenta febre alta, falta de ar, dor no peito, sensação de peito carregado e tosse com catarro. A criança foi avaliada pelo médico que solicitou exames laboratoriais e raio X de pulmão. Após a análise do RX e dos exames laboratoriais foi constatado que a criança apresentava pneumonia e foi prescrito ceftriaxona 100 mg/kg/dia por via IM por 7 dias. A mãe se encaminhou até a farmácia portando a receita médica e adquiriu 5 frascos de 500 mg que daria para todas as aplicações a ainda sobraria já que a dose seria fracionada, nesse mesmo dia o farmacêutico já iniciou a aplicação do injetável na criança e orientou a mãe que comparecesse na farmácia todos os dias para as aplicações seguintes. Em um dos dias de aplicação caiu em um domingo e o farmacêutico não estava pois estava de folga e o responsável pela aplicação foi o atendente da farmácia. O atendente aplicou um frasco inteiro de antibiótico na criança e a mãe achando aquela situação estranha perguntou ao atendente se aquela era a dosagem correta, o atendente se esquivou e não respondeu à pergunta da mãe. No dia seguinte a mãe comparece à farmácia com seu filho para uma nova aplicação e já não havia mais doses disponíveis e indaga ao farmacêutico se não teria problema aplicar uma dosagem maior na criança.
a) No lugar do farmacêutico que está acompanhando o caso, qual seria a sua reposta para a mãe?

b) Continuando a análise da situação exposta: a mãe procurou se informar oque poderia ter acontecido de grave com seu filho e entrou com um processo contra a farmácia e contra o farmacêutico pela situação ocorrida. O farmacêutico poderia sofrer alguma punição pelo fato ocorrido? Justifique. Quais são as falhas que ocorreram nessa situação?

TENHO ESTE TRABALHO PRONTO WHATS 62 982365227

RESPONDER

Hfchggjh está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.