Aprender política envolve muito mais que decifrar palavras,

muito mais que recitar fatos históricos e suas datas. Falamos, aqui, da necessidade do homem refletir sobre os rumos de sua vida em sociedade, e não apenas confiar no que lhe é dito, pois a política não é apenas feita de homens, em carne e osso, desejos e necessidades, mas também de grupos que possuem maior ou menor força, em torno de interesses que nós, em nossa vida cotidiana, sequer temos possibilidade de conhecer. Dessa forma, desconfie de tudo que se refere à política, como jornais, televisão e redes sociais. Forme seu arcabouço particular de pensamento, pautado na ciência, pois apenas assim poderemos nos tornar autônomos dentro de nosso labirinto social.


VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2022 (adaptado).



Considerando o exposto nos textos, relacionando ao tema estudado, analise as afirmações a seguir.


I. O texto 2 assevera sobre a necessidade do cidadão aprender política criando seu arcabouço particular de pensamento.


II. No texto 1 podemos inferir que é importante votar com consciência em quem possa contribuir para a melhora do país.


III. A expressão “pensa direito” que vemos no texto 1, e, no texto 2, o vocábulo “refletir”, expressam a ideia que se deve raciocinar antes de votar.


IV. O uso dos termos “mó” e “issaê” soam como linguagem pejorativa e desqualificam o texto 1. No texto 2 a palavra “arcabouço” retoma o texto 1.


É correto o que se afirma em

Alternativas

Alternativa 1:


I e II, apenas.

Alternativa 2:


II e III, apenas.

Alternativa 3:


III e IV, apenas.

Alternativa 4:


I, II e III, apenas.

Alternativa 5:


I, II, III e IV.

RESPONDER

Yasmimcorreia está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.