Aprodução do conhecimento escolar crítico requer que a teoria anunciada na forma conceitual se transforme
em ações no contexto de vida do aluno para alcançar uma visão crítica que move o seu agir no mundo para superar a visão fragmentada da realidade. faveri, j. e. filosofia da educação: o ensino da filosofia na perspectiva freireana. 2. ed. petrópolis: vozes, 2011, p. 44.na perspectiva das ideias do fragmento de texto acima, analise as seguintes asserções: a concepção crítica de conteúdo fundamenta-se na relação entre o saber cotidiano do estudante, suas condições existenciais e o saber metódico já produzido. o produto dessa relação constitui sínteses qualitativamente melhoradas. porquepela reflexão crítica da realidade presente, o estudante busca organizar um novo saber na forma de teorias explicativas que identificam contradições e buscam sua superação com posturas concretas renovadas diante do seu contexto de vida. enade 2011. disponível em ) a primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. a) as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. c) a primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. d) tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
tay1074
Ambas estão corretas e se complementam.
Esse tipo de contexto se relaciona com a produção na vertente escolanovista, onde a instituição busca desenvolver os potenciais cognitivos dos alunos, ou seja, a escola enquanto instituição possui uma função de coordenar a vida mental de cada indivíduo nas diversas influências dentro do meio onde ele vive.
Deste modo, essa visão busca refletir sobre as potencialidades que são desenvolvidas a partir da resolução de problemas, onde o indivíduo pode solucionar de forma coletiva, porém, irá introduzir seus conhecimentos de forma individual, reforçando o fato que vida é renovada através da transmissão do aprendizado entre as pessoas.