Aprática docente, quando considerada como prática social, historicamente construída, condicionada pela

multiplicidade de circunstâncias que afetam o docente, a instituição, o momento histórico, o contexto cultural e político, realizar-se-á como práxis, em um processo dialético que, a cada momento, sintetiza as contradições da realidade social em que se insere, e assim se diferenciará de uma prática organizada de forma a-histórica, como sucessão de procedimentos metodológicos. a prática como práxis traz, em sua especificidade, a ação crítica e reflexiva do sujeito sobre as circunstâncias presentes e, para essa ação, a pesquisa é inerentemente um processo cognitivo que subsidia a construção e mobilização dos saberes construídos ou em construção (franco, 2012, p. 203-204). franco, maria amélia do r. s. pedagogia e prática docente. são paulo: cortez, 2012. considerando o texto acima e a existência das relações que podem ser estabelecidas entre a prática docente e práxis, avalie as afirmações a seguir: i. a prática docente se faz, tendo em vista a consciência crítica e política das relações humanas. ii. a prática docente, para ser coerente e transformar a realidade, necessita ser pensada no princípio da práxis. iii. a prática docente, para apresentar sentido ao ensino e à aprendizagem, deve caracterizar-se em um processo dialético. é correto o que se afirma em:

1 Resposta

  • Felpopinha

    Olá!



    As três alternativas estão corretas.



    Deste modo, fica claro notar que a projeção da prática docente deve levar aspectos tanto teóricos quanto a práxis, pois ela se fundamenta na dualidade entre os dois campos.


    Além disso, devemos estar atentos as práticas dos educadores não só no ambiente educacional como também nos espaços informais, visto que o processo de formação se dá de diferentes formas, como na educação sistematizada e ensino assistemático.



    Até mais!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.