As políticas educacionais fazem parte do grupo de políticas públicas sociais do país. Dessa forma, constituem

um elemento de normatização do Estado, guiado pela sociedade civil, que visa garantir o direito universal à educação de qualidade e o pleno desenvolvimento do educando. Normalmente, as políticas educacionais têm origem nas leis votadas pelo Poder Legislativo nas esferas federal, estadual e municipal, embora membros do Poder Executivo também possam propor ações nessa área. Aos cidadãos cabe participar dos conselhos de políticas públicas, que são espaços de discussão de demandas. Embora haja igualdade entre as práticas da política e da educação, estas se articulam, tendo influência no projeto de sociedade que se pretende implantar, ou que está em curso, em cada momento histórico, ou em cada conjuntura, projeto este que corresponde ao referencial normativo global de uma política. A expansão da industrialização e a ascensão do capitalismo trouxe a necessidade de inserção da mulher e das crianças no mundo do trabalho, para auxiliarem na complementação da renda da família.

1 Resposta

  • daymano

    Embora haja IGUALDADE entre as práticas da política e da educação, estas se articulam, tendo influência no projeto de sociedade que se pretende implantar, ou que está em curso, em cada momento histórico, ou em cada conjuntura, projeto este que corresponde ao referencial normativo global de uma política.

    Explicação: (página 30 da apostila)

    O correto é: Embora haja DISTINÇÃO entre as práticas da política e da educação, estas se articulam, tendo influência no projeto de sociedade que se pretende implantar, ou que está em curso, em cada momento histórico, ou em cada conjuntura, projeto este que corresponde ao referencial normativo global de uma política.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.