As questões referentes à diversidade cultural e às necessidades educacionais especiais são desafios encontrados

pelos profissionais da educação infantil. a identificação e o reconhecimento da diferença pelo profissional tem uma força poderosa, pois favorece práticas emancipatórias ou discriminatórias. dos exemplos a seguir, qual prática, de uma professora que recebe no início do ano uma criança diagnosticada como disléxica, demonstra ser emancipatória?
a) categorizar a dislexia e acompanhar o desenvolvimento da criança. b) observar atentamente o comportamento da criança e registrá-lo para fins de informação aos pais. c) conhecer as necessidades da criança para incluí-las no planejamento e atendê-las. d) avaliar a criança somente na sua especificidade. e) explicar às crianças da turma o porquê de algumas crianças não acompanharem o desempenho da turma.

1 Resposta

  • Flavio

    A postura emancipatória na pedagogia é aquela que permite que a criança aja por si mesma e vença as suas próprias dificuldades, de modo que a considera como agente capaz e integral, e não como alguém que deve estar necessariamente sob a tutela de outro.

    Neste sentido a atitude dos professores de conhecerem as necessidades específicas da criança e buscar propor atividades que permitam a superação destas dificuldades, sem recorrer necessariamente aos pais ou aos colegas, permite que a criança, por si mesma, tome conta do seu processo de aprendizado e vença as suas dificuldades.

    É correta a alternativa C.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.