As tendências pedagógicas existentes se baseiam principalmente na concepção que se tem sobre e escola

e seus processos. pode-se relacionar também ao contexto político, social e cultural do período em que esteve sendo mais fortemente empregada nas escolas. a tendência pedagógica tradicional, compreendia que o professor era o único detentor de conhecimentos, transmissor de informações na sala de aula. nesse sentido, os processos avaliativos eram compreendidos como classificatórios e excludentes.
para vasconcellos (2005, p. 11), “a avaliação ganhou ênfase em função do avanço da reflexão crítica que aponta os enormes estragos da prática classificatória e excludente: os elevadíssimos índices de reprovação e evasão escolar”.
considerando as questões apresentadas, produza um texto entre 10 a 15 linhas, argumentando sobre a necessidade de se repensar as práticas avaliativas, explicando as diferenças entre a pedagogia liberal e a pedagogia progressista e qual se adequa melhor tendo em vista nossa realidade educacional

1 Resposta

  • Alves

    A pedagogia liberal, também conhecida como tradicional, apresenta o simples objetivo de preparar os individuos a se preparem para o mercado de trabalho para que sejam capazes de exercer seus papéis sociais.

    Já a pedagogia progressista apresenta caráter emancipatória, e além disso, apresenta sistemas de avaliação diferenciados, os quais primam pelo feedback dos alunos, no sentido de desenvolver consciência de verificação de erros, e por meio deste processo, desenvolvimento crítico.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.