assim como o trabalho, a educação está presente desde os momentos iniciais da vida em sociedade. Na medida

em que os primeiros homens produziam sua sobrevivência, eles adquiriam novos conhecimentos, novas ferramentas, novos hábitos. Nesse sentido, entende-se a educação como um processo histórico construído pela humanidade e estudar essa história implica no exercício de pensar a educação historicamente. A educação, portanto, possui uma dimensão social específica para os homens.

1 Resposta

  • Melissamoraes

    1 - a)  A educação como processo de adaptação social, condição de estabelecimento de relações sociais.

    A educação e o seu processo de evolução foi fundamental para que o homem estabelecesse o desenvolvimento dos grupos e relações sociais, esse fato criou condições para o processo de adaptação.

    2 - b)  I, II e V.

    Correta - I. Nas comunidades primitivas, a educação era parte de toda atividade individual e, portanto, social.

    Correta - II. Não havia um processo educacional separado das atividades cotidianas de sobrevivência.

    Incorreta - III. Nas sociedades primitivas havia espaços próprios de educação, similares às escolas de outras sociedades.

    Nas sociedades primitivas não existiam escolas e nem métodos de educação.

    Incorreta - IV. Nas sociedades primitivas, os mais velhos formavam os educadores para cada uma das funções da comunidade.

    Nas sociedades primitivas as criança obtinham conhecimento através da imitação, onde elas observam os adultos fazendo e repetem os seus gestos.

    Correta - V. Nas sociedades primitivas não havia uma função específica de educador, todos cumpriam essa função.

    3 - b) Nas sociedades orientais (Egito, China, Mesopotâmia, Hebreus).

    Nas sociedades orientais surgiram as escolas, nessa época, a educação era dividida em classes, uma parte para os filhos dos funcionários e outra para o povo, o conhecimento da escrita era bem restrito, sendo assim, uma grande parte do povo era excluída.

    4 - a) De maneira geral, as mulheres não tinham acesso à educação. As mulheres pobres continuavam analfabetas, assim como os homens. As mulheres da classe dominante recebiam educação de forma rudimentar, doméstica. As mulheres burguesas, aos poucos, recebiam uma educação secular, desvinculada da religião.

    A educação na Idade Média era responsabilidade da Igreja, onde se anexavam várias escolas, as mulheres não podiam ter acesso as escolas e continuavam a exercer tarefas domésticas.

    Espero ter ajudado!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.