Av - Subst. 2 - Pensamento Científico 1)De acordo com CASTRO (2011), um dado pode ser definido como

sendo uma sequência de quantificados ou quantificáveis. Dessa maneira, o dado traz inteligibilidade à informação. Sem o dado, a informação se torna mórbida de significado em todos os seus aspectos.
CASTRO, Gilberto Ramos de Discussão conceitual sobre Dado, Informação e Conhecimento: perspectiva dos alunos concluintes do Curso de Biblioteconomia da UFPB, Gilberto Ramos de Castro - João Pessoa: UFPB, 2011. 51p.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente e respectivamente exemplos de dados nominais e ordinais.
Alternativas: a)Tipo sanguíneo e sexo. b)Ordem de chegada e grau de instrução. c)Tipo sanguíneo e grau de instrução. d)Altura e tipo sanguíneo. e)Ordem de chegada e peso. 2)Segundo Duarte e Lourenço (2002), a informação é algo que um indivíduo gera ativamente, cada indivíduo recebe e interpreta informação da sua própria maneira e quando a informação é percebida e recebida, ela afeta e transforma o estado de conhecimento do receptor.
DUARTE, A. B. S.; LOURENÇO, C. A. Informação e conhecimento: aspectos filosóficos e informacionais. Informação & Sociedade: Estudos, v. 12 n.1 2002, n. 1, 2002.
Neste contexto, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A informação é uma espécie de conjunto de dados contextualizados. ( ) Os dados brutos ou isolados só ganham significado ou se transformam em informações a partir da experiência do pesquisador e do que ele almeja obter nesse processo. ( ) A informação é fabricada sem a experiência dos indivíduos, mas de acordo com suas preferências. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Alternativas: a)V - V - V. b)V - F - V. c)F - V - V. d)V - V - F. e)F - F - F. 3)Segundo Mourão (2009), a qualificação profissional permite obter resultados para os indivíduos, para as equipes de trabalho e para as organizações. Essa qualificação pode ocorrer de diversas formas, desde a contratação ou investimento no aumento no grau de escolaridade até com ações de capacitação e atualização dos profissionais a partir de cursos complementares. MOURÃO, Luciana. Oportunidades de qualificação profissional no Brasil: reflexões a partir de um panorama quantitativo. Revista de Administração Contemporânea, v. 13, n. 1, p. 136-153, 2009.Neste contexto, analise o excerto a seguir, completando as lacunas. A formação contínua envolve um processo de constante e um esforço contínuo de dos saberes necessários à área de atuação profissional. Para ser um profissional é necessário estar atento a atualização do conhecimento aprendido. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. Alternativas: a)reflexão / evolução / honrado. b)aprimoramento / atualização / bom. c)inovação / sintetização / honrado. d)reflexão / atualização / bom. e)aprimoramento/ dispersão / inovador. 4)Segundo Avila-Pires(1987), discussões sobre a oportunidade e prioridade de se desenvolverem pesquisas básicas, giram frequentemente em torno das restrições impostas pela limitação de recursos disponíveis e invocam a responsabilidade social do cientista. Argumentam, uns contra o alegado desperdício de verbas, sempre escassas, em projetos cujos resultados terão mera importância teórica ou potencial, outros a favor da pesquisa acadêmica, que eventualmente revelará suas aplicações práticas. AVILA-PIRES, Fernando Dias de. Por que é básica a pesquisa básica. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 3, n. 4, p. 505-506, Dec. 1987. Analise as afirmativas a seguir. ( ) A ciência básica produz conhecimento que alimenta os processos de inovação e é feita a longo prazo, de modo que se esperam retornos financeiros de forma imediata.( ) A ciência aplicada estuda formas de aplicação do conhecimento científico em benefício da sociedade visando uma utilidade econômica a longo prazo.
( ) Ambas, ciência básica e aplicada, produz conhecimentos novos e são muito importantes para o avanço científico.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. Alternativas:
a)V - V - V. b)V - F - F. c)F - V - F. d)V - V - F. e)F - F - V.
5)Segundo Vicente et al (2015), a globalização possibilitou que termos como tecnologia, inovação se tornassem muito presentes no discurso mercadológico. O investimento em pesquisa e inovação passou a ser considerado como um fator de sobrevivência para as empresas e até mesmo para o país, uma vez que seus resultados afetam amplamente o desempenho econômico de todo um país.
VICENTE, Rayres Helena Fonseca; DE LAVOR LOPES, Paloma. A importância de investimentos em inovação tecnológica como fator chave para o desenvolvimento econômico. XII Seminário de excelência em Gestão e Tecnologia, 2015.
Atualmente, pela importância que desempenha na sociedade, a pesquisa científica é vista como um: Alternativas:
a)bem privado. b)bem individual. c)bem patrimonial. d)bem coletivo. e)bem público.
*Respostas corrigidas pelo AVA* 1)c; 2)d; 3)b; 4)e; 5)e;

1 Resposta

  • Crislane

    Explicação: C) D) B) E) E) CORRIGIDA PELO AVA

Clique aqui para adicionar a sua resposta.