Brêtas, Cassula e Reis (2001 apud BRÊTAS et al, 2005, p. 404) discorrem que “[...] a investigação do

processo evolutivo da criança e a identificação de problemas relacionados ao seu desenvolvimento psicomotor possibilitam a intervenção precoce em atrasos evolutivos e a implementação de programas de estimulação para crianças com distúrbios de desenvolvimento, em risco, ou somente com a intenção de enriquecimento do ambiente estimulador". BRETAS, J. R. S. et al. Avaliação de funções psicomotoras de crianças entre 6 e 10 anos de idade. Acta Paul Enferm. São Paulo: UNIFESP, n. 18, v. 4, 2005, p. 403-412.

Sobre a avaliação psicomotora, analise as afirmativas a seguir.

I. Os aspectos constitucionais do sujeito poderão servir como subsídio de investigação sobre uma possível alteração neurológica.
II. A avaliação deverá ser realizada em diferentes momentos, ambientes e situações, não ficando restrita à observação de algumas atividades específicas e direcionadas.
III. As atividades de vida diária têm grande relevância no entendimento da autonomia da criança, no entanto, sua importância é irrelevante na avaliação dos elementos psicomotores.
IV. Para avaliar o processo de desenvolvimento da criança, o professor deverá realizar, obrigatoriamente, testes pré-elaborados que lhe possibilitarão um entendimento mais preciso dos resultados.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
I e III, apenas.

Alternativa 3:
II e IV, apenas.

Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

1 Resposta

  • Tira Duvidas

    Bom, depende dos professores/pais há professores que ajudam bastante, e outros, digamos que nem ligam pra gente direito. a importância dos pais para o aluno, é acompanha-lo sempre, sabendo tudo que ele faz, indo em todas reuniões, e não faltar nas reuniões, pois é muito importante saber se seu filho anda bem ou mal, se anda aprontando etc.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.