Casos e mortes por coronavírus no Brasil em 16 de outubro, segundo consórcio de veículos de imprensa (atualização

das 13h) País tem 152.641 óbitos registrados e 5.176.524 diagnósticos de Covid-19, segundo levantamento junto às secretarias estaduais de Saúde. O Brasil tem 152.641 mortes por coronavírus confirmadas até as 13h desta sexta-feira (16), segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa, a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Desde o balanço das 20h de quinta-feira (15), 7 estados atualizaram seus dados: BA, CE, GO, MG, MS, RR e TO.

Veja os números consolidados:

* 152.641 mortes confirmadas

* 5.176.524 casos confirmados

Às 8h, o consórcio publicou a primeira atualização do dia com 152.531 mortes e 5.171.461 casos.

Na quinta-feira, às 20h, o balanço indicou: 152.513 mortes confirmadas, 734 em 24 horas. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 497, uma variação de -26% em relação aos dados registrados em 14 dias.

É o 4º dia seguido com a curva de mortes indicando tendência de queda, após 28 dias em estabilidade.

Em casos confirmados, eram 5.170.996 brasileiros que já tiveram ou têm o novo coronavírus desde o começo da pandemia, com 29.498 desses confirmados no último dia. A média móvel de novos casos foi de 20.208 por dia, uma variação de -25% em relação aos casos registrados em 14 dias. Ou seja, também encontra-se na faixa que aponta queda.

Vale ressaltar que, no mês passado, o período de uma semana de queda visto nas mortes pela doença, coincidiu com a semana do feriado de 7 de setembro. Depois desse período, a curva voltou a apontar estabilidade por quase um mês. Assim como nos finais de semana, em feriados prolongados é comum se ver queda nos registros devido às menores equipes de plantão. Por isso, a sensação de baixa nas mortes pode ser enganosa, após o feriado desta semana.

Brasil: 15 de outubro

Apenas dois estados apresentam indicativo de alta de mortes: Paraíba e Piauí.

Outros 19 estados têm curvas que apontam queda. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

Estados:

* Subindo (2 estados): PB e PI

* Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (5 estados + o DF): RJ, DF, MT, AL, MA e SE

*Em queda (19 estados): PR, RS, SC, ES, MG, SP, GO, MS, AC, AM, AP, PA, RO, RR, TO, BA, CE, PE e RN

Os números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, ... são chamados de números naturais e formam um conjunto infinito de números.

No nosso dia a dia também usamos números que não fazem parte do conjunto dos números naturais. Com certeza, conhecemos alguns deles.

Observe as escritas a seguir:

14 dias 20h 35% 5%

Em matemática, números como esses são chamados de números racionais e, nestes casos, estão escritos na forma decimal, como porcentagem e como unidade de medida.

Mas os números racionais podem ser representados sob a forma de frações, que são menos usadas, mas de grande importância na hora de realizar os cálculos com esses números.

Veja algumas representações fracionárias:

Refletindo: Como se lê esses números? E em que situações números como esses aparecem?

Podemos verificar que a leitura desses números é utilizada em nosso cotidiano, como por exemplo, 84% lê-se oitenta e quatro por cento, o que representa a porcentagem correspondente a um determinado valor;

A fração lê-se um terço e representa a terça parte de um inteiro.

Agora, tendo em vista a notícia, “ das 13h)”, faça o que se pede:

1- Escolha no texto 10 números que tenha diferentes representações e escreva como se lê esses números.

2- Com relação ao uso dos números no texto, o que está representando cada um dos dez números que você indicou no item 1?

3- Podemos observar no texto, que os números em porcentagem aparecem acompanhados com o sinal negativo e positivo. O que isso significa?

4- Sobre os números em porcentagem no texto, represente 10 na forma de fração irredutível e na forma de números decimais.

5- De acordo com os dados apresentados, qual a taxa de mortalidade do coronavírus no Brasil? Explique o que isso significa.

RESPONDER

XXXTh está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.