Chegamos ao final de nossa trilha de aprendizagem e acreditamos que agora você já tenha as competências

necessárias para aplicar os princípios da Psicologia do Desenvolvimento em sua prática profissional!
Estudamos em nosso livro didático que olhar para o passado constitui um método de várias linhas psicoterapêuticas, como a Psicanálise que tenta compreender o passado do paciente ou, como nas abordagens cognitivo-comportamental e gestáltica, que tentam entender como o passado afeta o presente, e que bases da Psicologia podem ser encontradas em Platão e Aristóteles, no século V a. C.
Estudamos também as principais ideias dos filósofos da antiguidade, especificamente do período Socrático:
1.Sócrates: Exame de si mesmo para estudar o homem, o qual é possuidor de uma alma e nasce virtuoso.
2.Platão: O que temos no mundo físico é criado, antes, no mundo das ideias, da alma universal, de onde provém a alma humana.
3.Aristóteles: A alma é um princípio de vida, e as ideias são o reflexo da realidade. Os filósofos antigos já faziam questionamentos quanto ao comportamento humano e, com objetivo de investigar o ser humano, suas motivações, pensamentos, emoções, sensações, memórias e aprendizagem.
A atividade que propomos é que você elabore uma dissertação de 1 lauda, com um mínimo de 25 linhas e um máximo de 30, apresentando suas reflexões e considerações sobre a contribuição do período Socrático para a Psicologia do Desenvolvimento.

1 Resposta

  • Tay

    O pensamento socrático pode ser diretamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento porque relaciona-se de forma direta com os estudos da juventude e da geriatria, haja vista que estes mesmos fatores estiveram presentes nos estudos desenvolvidos pelo filósofo.

    Além disso, Sócrates também elaborou e apresentou a "arte do diálogo", identificada como forma de interação entre os sujeitos, garantindo que cada um compreenda o que realiza de certo e de incorreto.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.