Com a publicação da obra Didática Magna, temos a origem desse segmentoda educação. Vale lembrar que

apesar da proeminente obra de Comenius, o primeiro a utilizar o termo na concepção que usamos hoje foi Wolfgang Ratke. Ele a presenta a distinção entre "ensinos" e "arte de ensinar":

Alternativas:

a)
Por "ensinos", compreendem-se os conhecimentos organizados e sistematizados aos moldes dos enciclopedistas, enquanto que a "arte de ensinar" estaria relacionada aos processos e métodos pedagógicos.

b)
Por "ensinos" compreendiam-se aos métodos pedagógicos, e por "arte de ensinar" compreendiam-se os conhecimentos organizados e sistematizados aos moldes dos enciclopedistas.

c)
Por "ensinos" compreendia-se a organização do currículo escolar, e a "arte de ensinar" seria as experiências dos educadores.

d)
Por "ensinos" compreendiam-se os conhecimentos organizados e sistematizados aos moldes dos filósofos gregos, e "arte de ensinar" estaria relacionada aos processos e métodos pedagógicos.

e)
Por "ensinos" compreendia-se a sistematização da relação professor/aluno, e a "arte de ensinar" como métodos pedagógicos.

1 Resposta

  • mariaeduardadeolivei

    Alternativa correta.

    c)

    Por "ensinos" compreendia-se a organização do currículo escolar, e a "arte de ensinar" seria as experiências dos educadores.

    A Didática Magna, compreendida como extremamente à frente de seu tempo, buscava o desenvolvimento de conscientização dos educandos, através da busca da autonomia e protagonismo juvenis.

    Com isso, buscava-se a organização do currículo escolar, assim como as experiências dos educadores eram transmitidas, de forma que os alunos pudessem desenvolver o senso crítico de forma individual.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.