Com relação às características e critérios definidos para a escolha dos temas transversais, é incorreto

afirmar que
a.
a urgência social indica a preocupação de eleger questões graves que impedem a concretização da plenitude e da cidadania.
b.
favorecer a compreensão da realidade e a participação social enfoca no aluno o desenvolvimento da capacidade de posicionar-se frente aos problemas que interferem na vida coletiva.
c.
a abrangência nacional exclui a possibilidade de que as redes estaduais acrescentem outros temas relevantes à sua realidade.
d.
possibilidades de ensino e aprendizagem no ensino fundamental referem-se à relação entre os temas e a viabilidade de seu desenvolvimento, no nível escolar a que se destina.
e.
a formação para o exercício da cidadania refere-se também ao respeito às capacidades cognitivas dos alunos.

1 Resposta

  • Isabelly

    A alternativa C está incorreta: Os temas transversais são temas voltados para a compreensão da realidade social, compreendendo a temas atuais e de grande importância para uma educação cidadã.

    O ministério da educação, propõe alguns temas que devem ser abordados, tais como: meio ambiente, diversidade, ética, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo. Porém, a instituição escolar, possui a liberdade de escolher um tema que procure desenvolver e promover uma visão dos acontecimentos da comunidade local.

    Muitas vezes a escola se propõe a abordar temas que não contemplam o meio e desta forma acabam perdendo a oportunidade de realizar um trabalho educativo propicio para aquela comunidade.

    Uma proposta interdisciplinar é a base para abranger os conteúdos transversais e possibilitar ao aluno identificar a importância dos mesmos.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.