Compreender e atuar na Educação Infantil implica assumir uma concepção de infância que norteará nosso

trabalho em todos os momentos: planejamento; desenvolvimento de atividades com as crianças; avaliação; na formação inicial e continuada como profissional da educação. Sobre as concepções de criança, assinale a INCORRETA: A Concepção Sócio- Interacionista, acredita que a criança constitui seus conhecimentos por meio da interação com outras pessoas ou objetos. Nessa interação, fatores internos (características biológicas) e externos (o meio em que vive) se inter-relacionam continuamente, sendo ressignificados pelo sujeito. Nessa abordagem a criança é vista como uma exploradora, uma investigadora, ela desempenha um papel ativo na construção e organização do mundo e de seu próprio desenvolvimento. O adulto assume o papel de mediador nesse processo de construção do conhecimento da criança e não de transmissor.

A Concepção Inatista parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento da criança não são essenciais para o seu desenvolvimento. Nessa visão acredita-se que as qualidades e capacidades de cada ser humano já se encontram basicamente prontas, ou seja, o homem nasce pronto e que pouco poderá se transformar ao longo da vida.

A Concepção Ambientalista é um teoria que confere imenso poder ao ambiente, atribuindo atitude passiva do indivíduo diante das pressões do meio, assim o desenvolvimento infantil recebe estímulos externos que levam a determinados comportamentos. O sujeito seria um produto determinado a partir do meio em que vive.

A Concepção Ambientalista ou Empirista destaca o pequeno poder que o ambiente possui em relação ao desenvolvimento humano. O homem é concebido como um ser extremamente plástico, que desenvolve suas características em função das condições presentes no desenvolvimento psicológico em que se encontra.

RESPONDER

Ruiva está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.