“Considerando, portanto, a perspectiva histórica em que se desenvolveu um novo sentimento de infância,

é possível afirmar que a nova maneira de encará-la, valorizando as etapas do desenvolvimento físico-emocional do indivíduo, acabou por ampliar a visibilidade de suas diferenças e vulnerabilidades e conferir a ela um novo papel social, que implicava o reconhecimento da infância como uma dimensão da cidadania”. Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRONTANA, Isabel Cristina Ribeiro da Cunha. Crianças e adolescentes nas ruas de São Paulo. São Paulo: Loyola, 1999. p. 46 e 47.

Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, o sentimento de infância pode ser determinado pelo contexto social e, nessa condição, precisam ser considerados alguns aspectos. Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Quando se fala em sentimento de infância, deve-se levar em consideração a noção de sentimento de infância que surgiu com a diminuição da mortalidade infantil a partir do século XVI.
( ) Quando se fala em sentimento de infância, é importante valorizar a noção de sentimento de infância moderno, que considera a criança um ser completo e despido de necessidades.
( ) Quando se fala em sentimento de infância, deve-se dar atenção à noção de sentimento moderno de infância, correspondente a atitudes contraditórias que caracterizam o comportamento do adulto, como o ato de “paparicar” uma criança.
( ) Quando se fala em sentimento de infância, é importante lembrar que o ato de considerar a criança como um ser perfeito e completo é recente e compõe a noção moderna de sentimento infantil.

Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
AV – V – V – F
BF – F – V – V
CV – V – F – V
DF – V – F – F
EV – F – V – F

RESPONDER

mariaeduardadeolivei está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.