Considere as seguintes afirmações sobre diferentes formas de avaliar dentro do processo de ensino-aprendizagem

da alfabetização: - Avaliação em atividades de escrita espontânea: mesmo com o risco dos alunos apresentarem mais erros ortográficos, é justamente aí que o professor pode vislumbrar o domínio da escrita alfabética. Esse instrumento, por ser espontâneo, pode não trazer à tona todas as correspondências fonográficas que o professor deseja analisar.
- Avaliação da ortografia em atividades de produção de textos: requer cuidado porque diferentes textos requerem uso de vocabulário distinto. O que não pode levar o professor alfabetizador concluir se o aluno domina ou não determinado conhecimento apenas com base no texto produzido. É comum que o foco da concentração do autor do texto esteja no conteúdo que está produzindo e não nos aspectos ortográficos, mesmo se já compreendidos.
- Avaliação da ortografia através de ditados de textos: também requer atenção na seleção dos textos para fugir de textos artificiais, longe da realidade dos alunos, que possam carregar uma concepção distanciada do que é um texto e das formas de interação através dele. Nessa forma de avaliação é possível controlar as convenções ortográficas a serem demonstradas pelos alunos.
- Avaliação da ortografia através de ditados de palavras: permite mapear de forma direta e pontual as correspondências fonográficas que o professor determinar. É possível fazer o ditado de palavras com preenchimento de lacunas carregando mais significado para os alunos quanto à cada palavra ditada.
Essas formas de avaliação estão sedimentadas sobre:

RESPONDER

Mickablack está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.