Da antiguidade, passando pelas comunidades primitivas, educação hebraica, grega, romana, idade média,
sociedades camponesas e artesãs podemos ver o quanto a ideia de infância toma forma e se desconfigura não de forma linear ou gradativa no tempo, mas com idas e vindas: ora se dá valor à infância, ora a desconhece; ora a criança é algo substituível, ora imprescindível.numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, referindo –se a linha do tempo da concepção de infância.
1-educação nas comunidades primitivas
2-educação hebraica
3-educação entre os gregos:
4-educação entre os romanos
5-educação na idade média:
6-século xvii:
7-século xviii:
8-século xix
9-século xx:
( ) explosão de trabalhos sobre a infância com estudos e pesquisas sobre o seu desenvolvimento psicomotor, afetivo, social, cognitivo, moral (piaget, vigotsky, wallon, leontiev, winnicott, chateau, bougère, kishimoto).
( ) preocupação com a criança pequena revelada na arte e na fala de mestres romanos da oratória como quintiliano.
( ) educação a serviço da vida.
( ) pouca atenção à infância como estágio específicos do desenvolvimento humano; infanticídio como prática comum, sem restrições morais ou legais.
( ) as transformações econômicas e a renovação intelectual provocam mudanças na concepção da infância: criança como centro das preocupações da família.
( ) ensino conteudista, predomínio do idealismo religioso.
( ) influência de rousseau na concepção de infância.
( ) crianças e adultos não se distinguiam na maneira de vestir. criança considerada como um adulto em miniatura. não havia um espaço diferenciado para as crianças que se misturavam aos adultos e participavam dos seus afazeres e de seus assuntos.
( ) criança como ser ímpar, dotado de necessidades específicas (decroly, montessori, freinet, freud (ser dotado de sexualidade).
a sequência correta está contida em:
6-2-7-5-8-9-4-1-3
1-3-6-2-7-5-8-9-4
3-6-2-7-5-8-9-4-1
9-4-1-3-6-2-7-5-8
4-1-3-6-2-7-5-8-9
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
Shaday007
9-4-1-3-6-2-7-5-8 correta