De acordo com a concepção construtivista de aprendizagem,
há que se considerar que existem dois elementos fundamentais para que ela aconteça: o ser que ensina e o ser que aprende, aliados ao vínculo existente entre ambos.Sobre o estágio operatório formal, assinale a alternativa CORRETA:A
Caracteriza-se pela fase em que o bebê, nos primeiros dois anos de vida, interioriza e organiza as informações obtidas através dos sentidos e devolve respostas de acordo com os estímulos que recebe no ambiente. É a fase do desenvolvimento intelectual que precede a aquisição da linguagem. A aquisição mais importante desse período é o esquema do objeto permanente. Pode-se dizer que o objeto permanente é aquele que existe mesmo sem a criança poder vê-lo, tocá-lo ou ouvi-lo.
B
Próximo do segundo ano de desenvolvimento intelectual, a criança já fez uso e se apropriou dos esquemas sensório-motores, a partir daí inicia a capacidade de representar um objeto por outro, tendo alcançado a construção e o uso das funções dos esquemas simbólicos. Podemos citar, como exemplo, o fato de a criança usar uma caixinha como se fosse um carrinho. Esse tipo de atitude é denominado pensamento simbólico e marca o início do período pré-operatório. Dentro desse mesmo estágio do desenvolvimento humano existe ainda o pensamento intuitivo, que se caracteriza pela articulação gradativa das imagens representativas, bem como há um processo considerável da formação de conceitos.
C
Em torno dos sete anos de idade a criança já consegue realizar operações mentais, assim, podemos dizer que ela se encontra no estágio denominado operatório. Nesse período, a criança analisa e considera vários aspectos de uma mesma situação para construir seu posicionamento. A partir dos nove anos, aproximadamente, é capaz de substituir crenças por atitudes mais críticas sobre a realidade. Quanto ao aspecto social dessa fase, a criança consegue perceber que as outras pessoas que se relacionam com ela têm sentimentos, opiniões e desejos diferentes dos seus e que precisam ser respeitadas
D
Nesse estágio do desenvolvimento já se têm definidos e internalizados muitos conceitos, assim sendo, o sujeito já é capaz de criar e defender hipóteses através do uso da linguagem. Nessa fase consegue, também, demonstrar uma visão crítica sobre os valores morais e sociais existentes, além disso, levará consigo para a vida adulta a formação da moral que construiu.
itaiananunes está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.