De acordo com maristela a. loureiro e sonia r. albano de lima em sua pesquisa realizada sobre a diversidade

de cirandas brasileiras presente na música folclórica, na música de massa e na música erudita. tal fato alicerça-se no fenômeno da circularidade cultural, pelo qual os elementos das manifestações culturais foram absorvidos pelas culturas com que estavam se relacionando (da tradição popular de raiz à cultura erudita), sem que esta comunicabilidade cultural pudesse provocar a ruptura da sua identidade musical. graças a este fenômeno, podemos explicar a presença de elementos identitários da ciranda nos três universos, quais sejam: ritmo, repetição, circularidade, presença de um eixo. ela não se confunde com as brincadeiras feitas em círculos presentes na escola e nos espaços de lazer, pois a presença do eixo, sob diferentes formas e, o movimento de circularidade é fundamental à ciranda. fonte: acesso em 29 de maio de 2017.

sobre a ciranda, é correto afirmar: escolha uma:

a. ciranda é uma dança específica do sexo feminino, praticada nas escolas.

b. a ciranda é uma dança que engloba todos os sexos, idades e meio social, não tendo limites de participantes e propiciando a comunhão entre estes. correta

c. “ciranda é coisa de criança”, ou seja, a ciranda é somente uma brincadeira coletiva de criança, para girar de mãos dadas.

d. ciranda é uma dança popular conhecida como brincadeira de criança, muito vivenciada no início do século. por falta de incentivo cultural, não vemos tais danças no brasil.

e. ciranda é uma dança coletiva, que propicia a comunhão entre os participantes da mesma idade.

1 Resposta

  • marinatagomori

    A ciranda é uma dança que engloba todos os sexos, idades e meio social, não tendo limites de participantes e propiciando a comunhão entre estes.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.