Dentro das tendências pedagógicas como se caracteriza a didática na escola crítica

1 Resposta

  • Fernanda

    A Escola Crítica é aquela que proporciona a reflexão e a formar cidadãos (C).

    A ação pedagógica de cunho tradicional defende uma educação baseada na noção de paideia grega, onde ensina-se a moral e a cultura clássica aos alunos.

    Nessa teoria, estão muito presentes a ideia da memorização dos conteúdos para se formar um conhecimento limitado pela escola.

    Assim, o professor, numa relação de autoridade para como aluno, detém de toda a sabedoria e precisa transmiti-la aos alunos.

    Já a teoria tecnicista é uma vertente que se prende à teoria positivista, sendo a ciência e a razão muito valorizadas.

    Nas escolas positivistas, há um ímpeto na produtividade, no fazer e na técnica. Os alunos são direcionados à práxis e a ação, por meio da razão humana, é a sua principal qualidade.

    Quanto à tendência progressista, esta tem como pressuposto a valorização do conhecimento empírico dos alunos e sua fonte de vida histórica. Contudo, crê que o sujeito só pode compreender através do professor e da escola. O homem, antes de conhecer algo, não possui conhecimentos prévios, sendo uma tábula rasa de informação.

    A metodologia dinâmica e construtivista, por sua vez, liga conhecimento e aluno por intermédio do mediador, que não é mais detentor de total conhecimento, mas sim, conciliador em sala de aula.

    Para ela, não dá para falar em verdades universais e absolutas, mas em verdades pautadas na realidade e na visão de mundo de cada agente.

    Link:


    09. Dentro das tendências pedagógicas como se caracteriza a didática na escola crítica? a) Indica mé

Clique aqui para adicionar a sua resposta.