Desde a implementação das avaliações de larga escala, com o estabelecimento da correlação entre a aprendizagem

dos alunos e a proficiência medida nos testes padronizados usados nessas avaliações, a atenção em relação à avaliação da aprendizagem atingiu outro patamar, pois passou a figurar como elemento central na análise e no financiamento dos sistemas educativos e de suas instituições escolares. Acompanhando tal fenômeno, os estudos voltados aos processos de avaliação educacional têm se ampliado e aprofundado com o objetivo de analisar não só o fenômeno em si, no âmbito escolar e da sala de aula, mas também no contexto das políticas educacionais. Esses estudos ganham relevância sobretudo em tempos de execução do Plano Nacional de Educação (PNE) e delineamento do Sistema Nacional de Educação (SNE), que darão rumo à educação nacional e têm como parte importante de seu desenho as políticas de avaliação, principalmente quando é estabelecida uma associação entre a avaliação e o modelo estatal de educação, já que as análises explicitam as limitações técnicas e políticas comumente desconsideradas por seus propositores. DALBEN, A.; ALMEIDA, L. C. Para uma avaliação de larga escala multidimensional. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 26, n. 61, p. 12-28, jan./abr. 2015. A avaliação em larga escala é um importante medidor da qualidade da nossa educação e, por isso, está presente nas metas do PNE. Assim, analise as afirmativas a seguir.

I. Um dos problemas encontrados nas avaliações em larga escala, e que soluções devem estar presentes nos próximos PNEs, é que essas avaliações observam somente algumas disciplinas e abrangem para a escola toda, não refletindo a realidade escolar como um todo.

II. É necessário olhar com cuidado os dados resultantes das avaliações em larga escala, observando qual segmento escolar eles na verdade representam, analisando a relevância das políticas públicas e como melhorar o PNE a fim de olhar o universo escolar como um todo nas avaliações em larga escala.

III. O PNE não apresenta metas em relação as avaliações em larga escala, pois essa refletem com segurança a realidade das escolas brasileiras, dentro das propostas de políticas públicas aplicadas à educação.

É correto o que se afirma em:

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I, II e III.
d) I e II, apenas.
e) II e III, apenas.

1 Resposta

  • Fernanda

    b)

    espero ter ajudado

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.