Diante da diversidade de interesses dos setores que integravam a Aliança Liberal, Getúlio Vargas,

em 1937, com a justificativa de tentativas de tomada do poder pelos comunistas, impôs o Estado Novo, um governo ditatorial que buscava acelerar seu projeto de desenvolvimento nacional baseado na construção de indústrias de base para infraestrutura necessária para o desenvolvimento de diversos setores econômicos, acarretando a ampliação da classe trabalhadora assalariada e uma sociedade socialmente mais complexa.

Diante disso, podemos afirmar que as reformas educacionais desse período buscaram:

1 Resposta

  • Sabrinabrandao

    1) resposta: A ideia de uma educação de caráter nacional não existia na Primeira República, ao menos no que tange ao setor público e à Constituição brasileira. Alternativa correta: letra a).

    2) resposta: Em 1934 foram inseridos dispositivos na Constituição que tratavam dos aspectos formativos da população brasileira, procurando revelar a importância da educação para a formação de cidadãos aptos ao mercado de trabalho. Letra E)

    3) resposta: Em 1937 vê-se um incentivo ainda maior à educação de caráter profissionalizante, para atender às demandas da indústria que passava a nascer a partir de investimentros estatais. Letra C)

    4) resposta: A lei 5.962 de 1971 é que definiu que a educação técnica deveria ser obrigatória no ensino médio.

    5) resposta: Quantoaos dados apontados, pode-se interpretá-los a partir de uma perspectiva que entende que os mais pobres começaram, nos últimos anos, a obter maiores chances de adentrarem a universidade.

    Saiba mais:


    1)a primeira república, também conhecida como república velha foi o momento em que os latifundiários

Clique aqui para adicionar a sua resposta.