Em meio aos nossos estudos, compreendemos que os índices podem ser entendidos como a comparação entre

duas grandezas independentes, ou seja, grandezas de diferentes espécies ou naturezas. Um exemplo amplamente conhecido e relevante dentro do ambiente educacional é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Seu cálculo pode ser obtido a partir da combinação de outros dois indicadores: a taxa de rendimento escolar, que resulta do coeficiente de aprovação e evasão, e a taxa de aprovação em exames padronizados, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB e a Prova Brasil.

Considerando o tema sobre indicadores educacionais, mais especificamente o IDEB, a seguir, analise as afirmações:

I. Para que o índice (IDEB) de uma escola ou rede aumente, refletindo melhora de sua qualidade de ensino, é preciso que os alunos aprendam e sejam aprovados.

II. Com base nos resultados do IDEB, pode-se aferir que quanto menor for o número de repetências e desistências que a escola depuser, melhor será a sua classificação dentro de uma escala de zero a dez.
III. O IDEB justifica sua necessidade, pois, à medida que compreendemos a elaboração e o uso de seus dados, podemos compreender um pouco mais sobre os indicadores educacionais, visto que eles atuam direta e exclusivamente no movimento de tomadas de decisões rumo à melhoria da qualidade do ensino.
IV. Criado em 2007, o IDEB é calculado pelo Inep para cada escola e cada rede de ensino, sendo resultante da combinação de línguas e códigos (proficiência) e rendimento (aprovação).

É correto o que se afirma em:

RESPONDER

Michaeldouglas está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.