Existem várias maneiras de conceber a educação com os múltiplos campos e abordagens da filosofia. A filosofia

da educação pode ser entendida, em uma de suas concepções, não como uma disciplina acadêmica, mas como uma teoria educacional normativa que unifica a pedagogia, o currículo, a teoria da aprendizagem e o propósito da educação e se baseia em pressupostos metafísicos, epistemológicos e axiológicos específicos. Essas teorias também são chamadas de filosofias educacionais. Entre as diversas abordagens filosóficas educacionais, podemos destacar o Perenialismo, o Essencialismo, o Progressismo e o Reconstrucionismo. Sobre a abordagem educacional perenialista, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I- Como os detalhes dos fatos mudam constantemente, eles não podem ser os mais importantes, portanto, deve-se ensinar princípios, não fatos; e como as pessoas são humanas, deve-se ensinar primeiro sobre os seres humanos, não sobre máquinas ou técnicas.

PORQUE

II- Os perenialistas acreditam que se deve ensinar as coisas que se considera de eterna importância para todas as pessoas em todos os lugares.

Assinale a alternativa CORRETA:

1 Resposta

  • Paulricar

    A filosofia da educação, está disposta a discutir e questionar a construção do conhecimento na escola.

    Assim, é interessante notar que o aliamento dessas duas correntes, fortalece o ensino, e, poderá auxiliar no entendimento do aluno sobre o espaço escolar e suas dúvidas quanto o mundo ao seu redor, podendo assim aplicar esse conteúdo em sociedade.

    A LDB, esta fundamentada sobre a Lei 9394/96, onde a educação Brasileira se divide em dois campos, sendo eles:

    A educação básica e o ensino superior.

    Onde a básica, cuida da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.