“Falar em família implica em rever os padrões diante das mudanças que essa vem sofrendo ao longo da

história. Mudanças essas nem sempre positivas, mas que interferem diretamente em todos os membros dessa constituição familiar.” LEONEL, Waléria Henrique S. Políticas e o Processo Ensino Aprendizagem na Educação Inclusiva. Maringá PR: Unicesumar, 2015. Reimpressão 2020.

Com base nesta informação, analise as afirmativas a seguir e considere F para falsas e V para verdadeiras:

I. A família vem sofrendo abalos internos e externos que dificultam manter sua ideologia frente aos acontecimentos que a envolvem e que configuram diferentes respostas sociais e culturais em cada membro, de acordo com seu contexto histórico e sua percepção subjetiva.
II. Muitas mudanças vivenciadas pelas famílias vêm ocorrendo desde a revolução industrial, como a presença ativa da mulher no mercado de trabalho, as intervenções tecnológicas relativas à anticoncepção ou a reprodução assistida.
III. Muitos estudiosos que analisam o comportamento das pessoas, tem concluído que atualmente a família continua se resconstruindo, sendo um local de pertencimento, mas aos poucos deixará de ser responsável pela sobrevivência dos seus membros.
IV. Atualmente, as famílias não são mais constituídas exclusivamente por casamentos formais, essas novas concepções são baseadas mais na subjetividade, nas relações afetivas do que na consanguinidade, parentesco ou casamento.
V. Pode-se considerar a família sob três formatos básicos: a nuclear (conjugal), a extensa (consanguinidade) e a abrangente. Entende-se por família nuclear a constituída pelo tripé pai-mãe-filhos, por família extensa, a que se componha também por outros membros que tenham quaisquer laços de parentesco e por abrangente, a que inclua mesmo os não parentes que coabitem.

As afirmações I, II, III, IV e V são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:
F, F, F, V, V.

Alternativa 2:
V, V, F, V, V.

Alternativa 3:
V, V, F, V, F.

Alternativa 4:
V, V, V, V, V.

Alternativa 5:
F, V, V, V, F. Apesar de muitas experiências com os alunos terem tido sucesso profissional, muitos não conseguem alcançar o objetivo de ir e permanecer no mercado de trabalho, constituindo-se como um grande desafio, tanto para as escolas de educação básica na modalidade especial quanto para as escolas regulares.” LEONEL, Waléria Henrique S. Políticas e o Processo Ensino Aprendizagem na Educação Inclusiva. Maringá PR: Unicesumar, 2015. Reimpressão 2020. Reflita sobre as questões profissionais pela perspectiva dos desafios na educação inclusiva, e analise as afirmativas abaixo: I. Para ser inserido no mercado de trabalho, o deficiente precisa romper alguns mitos, como o de que ele é improdutivo, por possuir algumas limitações e que será sempre dependente. II. Os avanços no sistema educacional foram relevantes ao longo da história para a educação profissional e a inserção do deficiente no mercado de trabalho. III. Segundo o Decreto nº 129, de 22 de maio de 1991, dever-se-á desrespeitar a igualdade de oportunidades e de tratamento para os trabalhadores deficientes. IV. Sobre as vagas de emprego para deficientes, deve-se buscar algo que corresponda ao seu potencial e as suas aptidões. V. Na busca pelo emprego para pessoas que possuem deficiência, o foco não precisa ser na deficiência, mas naquilo que ele pode desenvolver, e por isso, a atividade não precisa ser necessariamente rentável. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e IV, apenas. Alternativa 2: I, II e IV, apenas. Alternativa 3: II, III e V, apenas. Alternativa 4: II, III, IV e V, apenas. Alternativa 5: I, II, III, IV e V.

1 Resposta

  • Pattiniantonia

    I, II e IV  

    Explicação:

    pg 182 e 183 do livro

Clique aqui para adicionar a sua resposta.