Ferraz e Fusari (1993) falam que o processo expressivo é ge

rado pelo sentimento resultante de uma síntese emocional que, por sua vez, origina-se de estados tensionais provocados por forças de ordem interna e externa: são as relações entre o sujeito e as coisas, o subjetivo e o objetivo, o ser sensível e o símbolo. A elaboração de obras de arte depende, portanto, de um saber formar ou transformar intencional a partir de materiais e por meio da elaboração de representações expressivas. Ao mesmo tempo, a verdadeira concretização da obra de arte ocorrerá no contato com as pessoas, quando o ato criador se completa. Neste contexto, a arte é vista como:
uma área não curricular que depende de boa vontade docente para que ocorra nos intervalos de outras dinâmicas.
expressão coletiva de artistas influenciados, sempre, por seus "mundos interiores".
a representação do mundo cultural com significado, imaginação, interpretação, conhecimento do mundo, expressão dos sentimentos, da energia interna, da efusão que se expressa, que se manifesta, que se simboliza, ou seja, é a dialética da relação homem-mundo.
expressão exclusiva do criador, sem que o mesmo seja influenciado pelo mundo exterior.
o baluarte da criatividade e, com frequência, as experiências de arte e a atividade criadora significam a mesma coisa.

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