Henrique tem 10 anos e está no 4o ano. Está se alfabetizando e já escreve pequenos textos. Foi ensinado

a ter hábitos de leitura, tanto que consegue criar pequenos livros com histórias. Para que Henrique possa aprender e desenvolver seu potencial no 4o ano de uma escola comum, é preciso que a escola e a professora tenham: a) Respaldo administrativo do sistema, pois ele não tem as mesmas competências que os demais alunos da sua turma. b) Experiência com educação infantil, pois Henrique irá se beneficiar de atividades para crianças mais novas do que ele, uma vez que não está alfabetizado. c) Um olhar inclusivo, pois é um ato de amor aceitar crianças com deficiência na escola. d) Clareza de que a diferença é algo esperado dentro de uma turma e que cada aluno deve ser atendido de acordo com suas demandas. e) Determinação, pois não há escolas especiais para todas as crianças com deficiência que precisam.

1 Resposta

  • Felipe

    d) Clareza de que a diferença é algo esperado dentro de uma turma e que cada aluno deve ser atendido de acordo com suas demandas.

    Na perspectiva da educação inclusiva, é preciso que a escola seja capaz de compreender as diferenças e limitações de Henrique, visto que não se encontra nos padrões de alfabetizações atuais.

    Diante disso, a inclusão se dá a partir de um atendimento mais especializado a Henrique, possibilitando o desenvolvimento de práticas pedagógicas orientadas e direcionadas ao acesso ao conhecimento a este aluno.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.