Incluir é garantir o acesso e permanência de todos nas escolas de ensino comum, considerando a especificidade

de cada um. por isso, a escola inclusiva está fundamentada na educação como direito de todos, na igualdade de oportunidades, na transformação através do convívio social e na: a) avaliação diferenciada. b) homogeneidade das salas de aula na escola. c) diferenciação do currículo. d) valorização da diversidade.

1 Resposta

  • Camila

    d) Valorização da diversidade. Constituição federal: o artigo 205 define a educação como um direito de todos, que garante o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. Estabelece a igualdade de condições de acesso e permanência na escola como um princípio. O termo educação inclusiva supõe a disposição da escola de atender a diversidade total das necessidades dos alunos nas escolas comuns.


    Isto pode ser conseguido por meio de um ambiente de aprendizagem escolar que tenha altas expectativas a respeito de seus alunos, que seja seguro e acolhedor e que entenda a diferença como um fator positivo. A educação inclusiva tem sido discutida em termos não somente de novas estratégias de ensino, mas de maneira bem mais ampla como ações que levem a reformas escolares, melhorias nos programas de ensino e novas medidas de justiça social.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.