)inicialmente em seus estudos, michel foucault tratou de compreender os discursos em que o próprio sujeito

é colocado como objeto de saber a partir dos processos de objetivação e subjetivação. esses processos complementam-se e tornam possível o sujeito como objeto de conhecimento, ou seja, tudo que o sujeito compreende sobre si mesmo como sujeito legítimo de determinado tipo de conhecimento nas suas relações sujeito-objeto. por meio desses processos, o sujeito se coloca no mundo e nele produz tanto quanto é produzido por esse mundo. para foucault, são processos que se relacionam por meio de jogos da verdade. esses jogos não seriam a descoberta de coisas verdadeiras, mas regras daquilo que um sujeito pode dizer entre o falso e o verdadeiro. ou seja, os modos pelos quais os discursos podem ou não se tornar verdadeiros dentro das circunstâncias em que são ditos, e na maneira pela qual o objeto se relaciona com o sujeito (adaptado de castanheira, marcela a. a.; correia, adriano. a constituição do sujeito em michel foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação. disponível em: . acesso em 11 out. 2016).
considere as seguintes afirmações sobre jogos da verdade:
i - a verdade não se encerra em si, mas nos jogos de relações entre o verdadeiro e o falso;
ii - as circunstâncias e o objeto colaboram para determinar se os discursos podem ou não se tornar verdadeiros;
iii - práticas discursivas nas ciências humanas tornam o sujeito objeto privilegiado de investigação e de discursos que podem ser verdadeiros ou falsos;
iv - os jogos da verdade compreendem o sujeito como objeto de conhecimento e, ao mesmo tempo, detentor deste conhecimento;
assinale a alternativa que corresponde a sequência correta de verdadeiro ou falso:
alternativas:
a) v - f - v - f
b) v - v - v - v
c) v - f - v - v
d) v - f - f - v
e) f- v - v - v
2) o banheiro em si não é só um banheiro em seu conteúdo, ou seja, um espaço específico para efetivação das necessidades fisiológicas. as formas como as interações se dão neste espaço, ou a partir dele, traduzem para nós informações da compreensão mútua e da consciência comum do círculo social. essas interações são marcadas por um processo de “separação”, que chamarei de “separação relacional”. vamos partir de um ponto de análise específico, o fato de a maioria dos banheiros públicos serem divididos em “feminino” e “masculino”, o que já nos demonstra esta separação relacional (adaptado de siqueira, danieli. o banheiro: um prisma para reflexões sobre relações de gênero a partir da perspectiva simmeliana. revista de ciências sociais, n. 40, p. 357-67, abr./2014).
seguindo o texto, estamos falando sobre:
alternativas:
a) o uso do banheiro apenas como necessidade fisiológica.
b) o uso do banheiro como espaço de integração social.
c) o uso do banheiro como espaço de socialização.
d) o uso do banheiro como lugar de higienização do corpo.
e) o uso do banheiro como marcador social.

1 Resposta

  • Camila

    1 - b

    Explicação:

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