Jean piaget (1947, 1956, 1964b, 1970, 1976) é um dos maiores vultos do conhecimento moderno. influenciou

todos os campos da psicologia e da pedagogia, não só pela vastidão do seu trabalho teórico e empírico, mas também pela fundamentanção interdisciplinar que o caracteriza. inicialmente zoólogo, com uma tese sobre moluscos, mais tarde filósofo, lógico e epistemológico, piaget (1973, 1976), sempre interessado pelas ciências da natureza, tornou-se um dos psicólogos genéticos mais conhecido e distinto da atualidade.

finkenauer, letícia. metodologia do ensino de linguagem. porto alegre: sagah, 2017.

sobre a contribuição de piaget para o desenvolvimento cognitivo da criança, analise as afirmativas a seguir:

i. piaget concluiu, em termos globais, que crianças portadoras de deficiência mental tem o desenvolvimento caracterizado sensivelmente pelas mesmas sequências de raciocínio cognitivo que as crianças ditas normais, só que seguindo regras de aplicação em um ritmo mais lento e de uma forma inacabada, com oscilações e regressões.

ii. o objetivo de sua observação-tipo era indagar sobre o nível de funcionamento cognitivo da criança, com base na ocorrência de processos de facilitação da sua expressão, ou seja, de processos de interação e de questionamento que permitam chegar mais perto das estruturas dos seus conceitos cognitivos.

iii. segundo piaget, a inteligência humana concretiza-se na adaptação do homem ao mundo exterior, adaptação essa que tem na sua perspectiva o componente de assimilação e de acomodação.

iv. segundo piaget, a inteligência é a resultante e o resultado da experiência do indivíduo.

é correto o que se afirma em:

escolha uma:
a. i, ii, iii e iv
b. ii e iii, apenas.
c. i e ii, apenas.
d. ii, iii e iv, apenas.
e. i, ii e iii, apenas.

1 Resposta

  • daymano

    A proposição INCORRETA em relação ao que os textos abordam sobre coerência e/ou a sua ausência neles é:

    "No texto 1.1 fica evidente que o governo não consegue cumprir com suas promessas, consequentemente, não faz as melhorias que deseja. Dessa forma, nesse texto, fica comprovada a incoerência sobre a promessa e o não cumprimento dela"

    > O problema de coerência do texto 1.1 é dizer que a falta de recursos públicos para a escola pública é um problema no país e depois dizer que o governo fez várias melhorias na educação.

    A incoerência ocorre por causa disso. Não tem a ver com o fato de o governo não cumprir promessas, que, aliás, ele cumpre, segundo o texto.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.