João é um pequeno produtor rural, sempre preocupado com o meio ambiente e com sua pequena propriedade,

que dá o sustento de sua família por meio da técnica de agricultura familiar. Ocorre que o vizinho de João, um grande fazendeiro da região e influente na política local, criou uma grande quantidade de gado — inclusive chegando a abater de forma clandestina alguns deles. Essa atividade acaba por prejudicar sua propriedade, uma vez que os dejetos do gado vão direto para um córrego que separa as duas propriedades e deságua em um rio que abastece toda a cidade, contaminando a água que João usa para cultivar sua pequena plantação e acarretando prejuízos tanto para o meio ambiente quanto a você próprio.

A partir dessa situação, João o procurou para solicitar uma consultoria sobre como proceder. Responda: qual a medida adequada a se tomar para amenizar o prejuízo tanto pessoal quanto do meio ambiente?

1 Resposta

  • Ruiva

    Padrão de resposta esperado

    No caso em questão, há duas medidas a serem feitas:

    1) Acionar o vizinho na justiça, visando à reparação do dano que ele causou à sua propriedade. Ainda, poderá registrar a ocorrência na Polícia Militar Ambiental, se houver o flagrante de delito.  

    2) Acionar o Ministério Público, uma vez que é o responsável pela proteção do meio ambiente, tendo em vista que os dejetos atingem diretamente o rio que abastece toda a cidade. Tudo deve ser fotografado e/ou gravado sempre que possível, para instruir melhor a denúncia.

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.