“Lá vou eu... Me levo pelo mar da sedução Sou mais um aventureiro Rumo ao Rio de Janeiro Adeus, Belém

do Pará Um dia volto, meu pai Não chores pois vou sorrir Felicidade o velho Ita vai partir Oi no balanço das ondas... Eu vou No mar eu jogo a saudade... amor O tempo traz esperança e ansiedade Vou navegando em busca da felicidade Samba enredo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro – Peguei o Ita no Norte - 1993 O samba enredo foi inspirado na canção "Peguei um Ita no Norte" (1945) de Dorival Caymmi, que narra à viagem costeira a bordo do vapor "Itapé" quando o compositor baiano migrou em 1938 para a o Rio de Janeiro, a então capital federal. Ita era o nome que se dava aos navios que faziam a navegação de cabotagem, entre o Nordeste e o Sul do Brasil. A crescente onde migratória do período pode ser explicada pela a)atuação de coronéis latifundiários que adotando práticas paternalistas criavam um contexto social que dificultava a vida dos trabalhadores rurais.
b)centralização política que atraia a população mais pobre com benefícios sociais que só eram aplicados na região sudeste.
c)crescente propaganda feita pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) que buscava atrair trabalhadores do Norte e Nordeste para atuarem na região sul, que na época era um vazio demográfico. d)seca no nordeste, latifúndio, ausência de leis trabalhistas na zona rural e a crescente industrialização do sudeste constituíam o contexto da época.
e)série de períodos de seca que marcou o nordeste brasileiro, que acabou sendo responsável pelo deslocamento de milhares de pessoas para o sudeste em busca de melhores condições de vida.

RESPONDER

Felipe está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.