Leia a citação apresentada, a seguir responda as questões propostas. “[...] A pedagogia, ao adaptar-se

às necessidades impostas pela sociedade atual, que se caracteriza pelas rápidas mudanças e constantes transformações demandadas a partir da estrutura capitalista de produção derivada da revolução industrial, possibilitou aos estudiosos do campo educacional a ampliação da visão sobre o campo de atuação do pedagogo para além dos espaços escolares, estabelecendo uma nova perspectiva para a atuação do profissional formado nos cursos de pedagogia. Esta nova configuração está desmistificando a ideia de que o ramo de atuação do egresso do referido curso encontra-se voltado apenas para atuar como docente, proporcionando, com isso, a ampliação dos espaços de atuação para o pedagogo, os quais passam a exercer sua atividade profissional em ambientes não escolares diversificados, por possuírem a atividade pedagógica como base para o desempenho de sua atividade laboral”. LEMOS, I. B. O Pedagogo e os campos de atuação não escolar: desafios/dificuldades para inserção desse profissional. Revista Fundamentos, V.2, n.2, 2015, p. 7-8. Revista do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Piauí. Quais as possibilidades de atuação do Pedagogo em espaços não escolares? Qual a diferença entre o trabalho a ser desenvolvido em espaços escolares e não escolares?

1 Resposta

  • Nicolle

    A atuação do pedagogo no espaço não escolar pode ser realizada através de atividades que favoreçam o desenvolvimento e a socialização do indivíduo.

    O currículo escolar é aquele que fundamenta o conteúdo didático que será oferecido, enquanto o Projeto Político Pedagógico se relaciona aos pressupostos básicos para a atuação didática.

    Partindo deste ponto, notamos que o projeto deve reunir propostas de ação concreta a executa-las durante  um determinado período de tempo.

    Ele possui caráter político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, atuando de forma coletiva e individual na sociedade.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.