Leia o trecho a seguir, retirado do romance grande sertão: veredas, de guimarães rosa.
Leia o trecho a seguir, retirado do romance grande sertão: veredas, de guimarães rosa.“– nonada. tiros que o senhor ouviu foram de briga de homem não, deus esteja. alvejei mira em árvores no quintal, no baixo do córrego. por meu acerto. todo dia isso faço, gosto; desde mal em minha mocidade. daí, vieram me chamar. causa dum bezerro: um bezerro branco, erroso, os olhos de nem ser – se viu –; e com máscara de cachorro. me disseram; eu não quis avistar. mesmo que, por defeito como nasceu, arrebitado de beiços, esse figurava rindo feito pessoa. cara de gente, cara de cão: determinaram – era o demo. povo prascóvio. mataram. dono dele nem sei quem for. vieram emprestar minhas armas, cedi. não tenho abusões. o senhor ri certas olhe: quando é tiro de verdade, primeiro a cachorrada pega a latir, instantaneamente – depois, então, se vai ver se deu mortos. o senhor tolere, isto é o sertão. uns querem que não seja: que situado sertão é por os campos-gerais a fora a dentro, eles dizem, fim de rumo, terras altas, demais do urucuia. toleima. para os de corinto e do curvelo, então, o aqui não é dito sertão? ah, que tem maior! lugar sertão se divulga: é onde os pastos carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com casa de morador; e onde criminoso vive seu cristo-jesus, arredado do arrocho de autoridade. o urucuia vem dos montões oestes. mas, hoje, que na beira dele, tudo dá – fazendões de fazendas, almargem de vargens de bom render, as vazantes; culturas que vão de mata em mata, madeiras de grossura, até ainda virgens dessas lá há. o gerais corre em volta. esses gerais são sem tamanho. enfim, cada um o que quer aprova, o senhor sabe: pão ou pães, é questão de opiniã o sertão está em toda a parte.”
(rosa, joão guimarães. grande sertão: veredas. são paulo: nova aguilar, 1994. disponível em: . acesso em: 03 ago. 2019.)
leia as afirmações a seguir:
i. considerando-se que este é o parágrafo de abertura do romance, é possível afirmar que o leitor é colocado in medias res (ou seja, sem explicações sobre as motivações que vieram antes do que está sendo dito) no discurso.
ii. observam-se procedimentos estéticos que visam a aproximação do leitor, tais como a criação, evocação e construção desta figura do senhor, interlocutor da história, como em “o senhor tolere” e “o senhor ri certas risadas…”; e a utilização de formas verbais no presente indicativo.
iii. uma hipótese possível, com base na análise do texto, é de que estabelece-se um paralelo entre o narrador a partir da construção da figura do interlocutor: o evidenciamento de certos aspectos da personalidade deste senhor que ouve os causos opera de maneira a contrastar estes mesmos aspectos em relação ao narrador, estabelecendo uma cisão entre eu x outro.
assinale a alternativa que possui apenas afirmações corretas:
apenas a i.
apenas a ii.
apenas a iii.
apenas i e ii.
i, ii e iii.
Kauany está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.