Lidar com a indisciplina e os conflitos em sala de aula é um desafio para o exercício da docência na sociedade

atual. Professores e gestores tentam de formas variadas a implementação de alternativas que mudem esse quadro. Em uma reportagem em que a assembleia escolar é apontada como uma dessas alternativas, Flávia Vivaldi faz a seguinte provocação: Cansado de conflitos em sala? Sofrendo com as brigas entre alunos? Esgotado com o desrespeito das turmas? SEUS PROBLEMAS ACABARAM! Faça uma assembleia, um espaço dialógico e de debate em que alunos e professores vão chegar a um acordo para a boa convivência e viver felizes para sempre!

Que erro conceitual em relação às assembleias escolares está presente no trecho citado?

A.
O trecho erra em afirmar que professores e alunos vão chegar a um acordo, pois o objetivo de uma assembleia escolar é permitir que os alunos desenvolvam habilidades de relacionamento que proporcionem uma convivência democrática entre eles.

B.
O trecho erra, pois o objetivo de uma assembleia escolar não é acabar com a indisciplina; o seu objetivo é proporcionar aos alunos a vivência na prática de valores democráticos como a solidariedade, o respeito pela diferença, o respeito e a cooperação.

C.
O trecho erra ao associar a assembleia escolar a uma solução adequada para enfrentar a indisciplina escolar. O adequado seria que a gestão escolar elaborasse regras mais rígidas para aplicação em situações de indisciplina, coibindo, assim, esse tipo de comportamento indesejável em sala de aula.

D.
O trecho erra ao não considerar o professor como responsável direto pelo comportamento dos alunos. O professor tem um papel central no desenvolvimento de uma convivência democrática em sala de aula, se ela não foi atingida é porque ele foi omisso ou relapso em sua atuação docente.

RESPONDER

XXXTh está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.