Mas será mesmo possível provar racionalmente a existência de deus? a existência de deus será evidente
para nós como a tradição de agostinho? por que tomás se separou de agostinho ao demonstrar a existência de deus?você saberia identificar as características de patrística e da ? qual a principal diferença entre elas?
1 Resposta
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sabrinabrandao96
Santo Tomás descreve as AS CINCO VIAS PARA SE PROVAR A EXISTENCIA DE DEUSSe tudo que existe é movido por alguma coisa, podemos dizer que há um primeiro motor, que move todas as coisas mas não precisa de nada para ser movido pois seria impossível remeter-se infinitamente a uma causa motriz; esse primeiro motor só pode ser, portanto, Deus.A causa eficiente – se tudo aquilo que existe tem a sua causa eficiente, isto é, aquilo que lhe proporcionou existência imediata, necessariamente haverá uma causa eficiente que, em última instância, seja responsável por tudo aquilo que existe; essa primeira causa eficiente só pode ser, portanto, Deus.Ser necessário e ser contingente –tudo aquilo que existe poderia ou não existir, uma vez existindo significa que, então, necessariamente existe algo, pois, se não existisse esse Ser Necessário, nada mais existiria; esse Ser Necessário, portanto, só pode ser, portanto, Deus.Os graus de perfeição –se tudo aquilo que existe tem diferentes graus de ser, ou seja, alguns seres são mais perenes, outros mais efêmeros, uns mais perfeitos e outros mais imperfeitos, verifica-se que há uma escala ou uma hierarquia entre esses mesmos seres; assim, deve existir um ser que esteja no topo de tal hierarquia, com o máximo de ser, de perfeição e de perenidade; esse ser, portanto, só pode ser Deus. A finalidade do ser - O argumento do governador supremo das coisas: se a totalidade dos seres obedece a um governo, ou seja, a uma ordem, é preciso, pois, que haja um ser responsável por ele; esse ser, portanto, só pode ser Deus.PATRÍSTICA É o nome dado à filosofia cristã dos primeiros sete séculos, elaborada pelos padres da igreja, os primeiros teóricos daí "Patrística" e consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do Cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos pagãos" e contra as heresias. ESCOLÁSTICA Foi o método de pensamento crítico dominante no ensino nas universidades medievais europeias de cerca de 1100 a 1500. Não tanto uma filosofia ou uma teologia, como um método de aprendizagem, a escolástica nasceu nas escolas monásticas cristãs, de modo a conciliar a fé cristã com um sistema de pensamento racional.