“Mesmo que a educação infantil não seja um nível de ensino obrigatório, podemos observar avanços

na valorização da inserção da criança mais cedo no ambiente escolar. Com isso, podemos afirmar a importância desse nível de ensino na constituição do indivíduo – pouco a pouco, o caráter assistencialista se perde e ganha um caráter educativo, preocupado com a formação da criança na principal fase do desenvolvimento humano: a infância”. Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 37.

Sobre a concepção de infância abordada no livro-base Pressupostos da educação infantil, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Está relacionada ao tempo e ao espaço em que cada um vive e a um contexto social.
( ) A arte medieval não representava a infância em suas manifestações pelo fato de que não havia lugar para ela (infância) nesse mundo.
( ) Quando se fala em sentimento de infância, refere-se preferencialmente à afeição pelas crianças, visto que a expressão sentimento de infância refere-se a uma consciência que assemelha a criança ao adulto.
( ) Próximo do sentimento moderno, surgiram, aos poucos, alguns tipos de representações artísticas de crianças.

Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
AV – V – V – F
BF – V – V – V
CV – V – F – V
DF – V – F – F
EV – F – V – V

1 Resposta

  • neireoliveira

    CV – V – F – V

Clique aqui para adicionar a sua resposta.