Mudar as perspectivas de avaliação, em um primeiro momento parece ser uma tarefa fácil, no entanto, não
basta mudar a forma como as avaliações são organizadas na escola, mas que essa transformação seja mais profunda. Pensando em uma concepção de avaliação mais formativa e menos seletiva é preciso: mudar a escola como um todo, pois a avaliação está no centro do sistema didático e de ensino.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
tay5876
1) Alternativa Correta: d) mudar a escola como um todo, pois a avaliação está no centro do sistema didático e de ensino.
A avaliação formativa é um processo cuja abordagem considera a avaliação como parte do trabalho diário da sala de aula, a utiliza para orientar o processo de ensino-aprendizagem e para tomar decisões oportunas que beneficiam os alunos.
A avaliação formativa é um processo no qual professores e alunos compartilham objetivos de aprendizagem e avaliam constantemente seu progresso em relação a esses objetivos. Isso é feito com o objetivo de determinar a melhor maneira de continuar o processo de ensino e aprendizagem de acordo com as necessidades de cada curso.
2) Alternativa Correta: d) Falta de formação dos professores, planejamento realizado de maneira equivocada e heterogeneidade das turmas.
A heterogeneidade nas turmas é um dos obstáculos para o desenvolvimento de práticas avaliativas formativas. Assim como orientar os professores para o planejamento de atividades que atendam aos estudantes.
A avaliação formativa ocorre durante o processo de aprendizagem. No momento em que o aluno realiza as atividades, o professor deve dar ao aluno a oportunidade de explicar em palavras sua compreensão dos fatos e processos históricos, após comparar várias fontes. é por isso que os professores devem ter uma boa formação para aplicar esses.
3) Alternativa Correta: c) formativa; somativa; aprendizagem; diagnóstica; dificuldades.
A avaliação formativa se apresenta como característica básica do resultado final da aprendizagem de um processo educacional seja de uma disciplina, módulo, bimestre, semestre, ano letivo ou curso.
A avaliação somativa, permite que o professor compreenda os conhecimentos prévios dos seus alunos antes de iniciar o próximo período letivo, além de identificar suas aprendizagem para que possa elaborar estratégias para superá-las.
Na avaliação diagnóstica, há uma grande preocupação com todo o processo de dificuldades e busca acompanhar o desenvolvimento do aluno durante todo o ano letivo, considerando suas dificuldades como um diagnóstico do que precisa ser trabalhado para auxiliá-lo nesse processo.