Muitas vezes, os próprios educadores, por incrível que pareça, também vítimas de uma formação alienante,

não sabem o porquê daquilo que dão, não sabem o significado daquilo que ensinam e quando interrogados dão respostas evasivas: “é pré-requisito para as séries seguintes”, “cai no vestibular”, “hoje você não entende, mas daqui a dez anos vai entender”. Muitos alunos acabam acreditando que aquilo que se aprende na escola não é para entender mesmo, que só entenderão quando forem adultos, ou seja, acabam se conformando com o ensino desprovido de sentido. (VASCONCELLOS, 2002, p. 27-8) Correlacionando o texto de Vasconcellos aos desafios educacionais que se convergem em um novo paradigma da educação, analise as afirmativas a seguir:

I. O processo de conhecimento deve ser refletido e encaminhado a partir da perspectiva de uma educação voltada para uma prática social.
II. A instituição educativa já não possui um saber instituído inquestionável, mas este se expande no tecido social.
III. A necessidade de analisar o progresso de uma maneira não linear, nem monolítica, mas integrando outras identidades sociais, outras manifestações culturais da vida cotidiana e outras vozes secularmente marginalizadas.
IV. A educação do próximo século no âmbito das instituições educativas deverá analisar e propor de novo, entre outros, o direito à diferença e a recusa a uma educação excludente.
V. Os projetos curriculares devem desconsiderar a influência do currículo oculto que permeia o caráter informal educacional, pois o mesmo não interfere no contexto social da prática educativa.

É CORRETO apenas o que se afirma em:
E.
I, II, III e IV.

É imperativo que a educação que se deseja, igualitária, contemple, também, os aspectos de um currículo oculto, pois o mesmo está presente no processo de ensino-aprendizagem.

RESPONDER

Camila está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.