Na declaração do brasil para a cúpula mundial de educação de dacar, no senegal, o país afirmou que

"os progressos educacionais realizados pelo brasil na segunda metade da década de 1990 foram notáveis. mesmo assim, esses avanços não foram suficientes para satisfazer adequadamente as demandas existentes, até porque as exigências da sociedade mudaram, acompanhando as transformações tecnológicas" (brasil, 2000, p. 1). disponível em: < acesso em: 08 jul. 2018.
assinale a alternativa cujo ponto de vista encontra-se em consonância com o ponto de vista do texto:
i. existe forte herança colonial que contradiz as desigualdades sociais e econômicas ainda presentes na realidade do nosso país.
ii. vivemos hoje em um mundo globalizado e interdependente, mas dominado por uma lógica perversa que incentiva a competitividade.
iii. o acesso ao conhecimento torna-se cada vez mais determinante para o destino das nações e dos indivíduos. a educação é, portanto, uma questão-chave para o desenvolvimento sustentável e equitativo.
iv. as profundas e históricas desigualdades sociais geradas pelo processo de desenvolvimento brasileiro explicam, em grande medida, o atraso educacional de décadas e a baixa escolaridade média da nossa população.
estão coerentes somente as afirmativas:
a. i, ii e iii.
b. ii, iii e iv.
c. i, ii e iv.
d. i, iii e iv.
e. i e ii.

1 Resposta

  • Flavio

    Olá!

    I.Incorreto. A herança colonial é um dos fatores que possibilitou a implementação e presença das desiguldades sociais que repercutem no país atualmente.

    II.Correto. O capitalismo pode ser considerado como um modelo perverso, que se baseia na competitivdade extrema, acima de qualquer tipo de direito humano.

    III.Correto. As nações mais desenvolvidas apresentam os melhores desempenhos educacionais, o que reflete a sua proporcionalidade.

    IV.Correto. Como dito na afirmativa I, a herança colonial é primordial e reflete o padrão de desigualdade brasileiro.

    b.II, III e IV.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.