Na ditadura militar: “os índios, como a maioria da população, compunham o grupo de excluídos da distribuição
de renda do país; porém, mais que isso, foram atingidos diretamente pelos grandes projetos de integração nacional postas em execução pelo governo na época, como a transamazônica, por exemplo, que foi inaugurada “em meio a críticas pela devastação do ambiente e pela invasão de terras indígenas”. a ocupação permanente de territórios indígenas gerou um quadro de mobilizações que começou a ganhar expressividade no país, principalmente nos setores urbanos mais desenvolvidos, contando apoio de diversos setores da sociedade”.assinale a afirmativa que indica qual foi a reação dos indígenas perante esses acontecimentos.
alternativas:
a)os índios achavam que a transamazônica era um empreendimento que iria trazer prosperidade para a região e que isso seria de grande valia para suas populações.
b)os indígenas, confiantes que eram nos órgãos indigenistas, permaneceram à espera de resoluções que eram baseadas em suas reclamações.
c)os índios, que nunca confiaram nas políticas indigenistas, passaram tomar a frente de suas reivindicações e exigir que, respeitando suas diferenças, fossem tratados como qualquer cidadão brasileiro.
d)pensando nas populações que imigrariam para a região amazônica com a estrada transamazônica, os índios se retiraram para dentro da floresta.
e)os índios atacaram as bases da construção da estrada e mataram todos os envolvidos naquele empreendimento, causando grande comoção nacional.
Felipe está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.