“Nas ciências cognitivas, o termo cognitivo é usado para qualquer tipo de operação ou estrutura mental.

[...] dessa forma, o processo visual classifica-se como cognitivo, assim como o processo auditivo. [...] Memória e atenção classificam-se como cognitivas. Todos os aspectos do pensamento e da linguagem, conscientes ou inconscientes, são assim cognitivos. [...] Imagens mentais, emoções e a concepção de operações motoras também são estudadas sob uma perspectiva cognitiva. [...] porque nossos sistemas conceituais e nossa razão surgem de nossos corpos, também usaremos o termo cognitivo para aspectos de nosso sistema sensório-motor que contribuem para nossas habilidades de conceituar e raciocinar” (LAKOFF; JOHNSON, 1999, p. 11-12 apud RÉGIS, 2008, on-line). LAKOFF, G. JOHNSON, M. Philosophy in the flesh. Nova York: Basic Books, 1999. In: RÉGIS, Fátima. Tecnologias de comunicação, entretenimento e competências cognitivas na cibercultura. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 37, dez. 2008. Disponível em: < https://docs. google. com/document/d/18-8_54admgH9sQu0cBd Ntu_r11NjZnC5j88mLFLU4rE/edit >. Acesso em: 11 fev. 2019.

A partir da leitura do fragmento acima, fica evidente o conceito de cognição, a qual comporta habilidades cognitivas, que são capacidades cerebrais que permitem ao homem a possibilidade de realizar atividades e situações-problema. Assim, e considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina,

>>>>> explique de que modo as habilidades cognitivas contribuem para o ensino-aprendizagem de uma língua. Na sequência, selecione uma habilidade e exemplifique-a.

RESPONDER

Felpopinha está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.