Nenhuma profissão pode garantir a legitimação de sua ética a partir de seu código, o que seria afirmar

uma concepção ética legalista e formal. Trata‐se de uma questão de consciência ética e política cuja ampliação requer estratégias da categoria profissional [...].” BARROCO, M. L. Fundamentos éticos do serviço social. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. p. 206-207.

A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito dos fundamentos filosóficos e ontológicos do ser social, é correto afirmar que:

a.
os princípios fundamentais estabelecidos no Código de Ética profissional de 1993, tais como a liberdade como valor ético central, a equidade e a justiça social, têm como horizonte a transformação social.

b.
os fundamentos éticos do serviço social têm como premissa os valores liberais da Revolução Francesa, em defesa da perspectiva revolucionária burguesa.

c.
a ética profissional e a defesa da cidadania plena requerem a transformação social como resultado do processo natural da sociedade.

d.
os princípios inscritos do Código de Ética profissional de 1993 têm como horizonte a humanização do sistema capitalista, tendo em vista a possibilidade da social democracia conservadora no Brasil.

e.
os fundamentos ontológicos do serviço social, que influenciam o Código de Ética de 1993, dizem respeito à hegemonia da ordem vigente em defesa dos valores de liberdade, igualdade e fraternidade.

RESPONDER

Marquinhos está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.