“no afã de libertar a sociedade francesa de todos os preconceitos e discriminações vigentes no antigo

regime, os filósofos iluministas idealizaram uma nova sociedade fundamentada na trilogia: liberdade, igualdade e fraternidade. a partir desse ideário, os revolucionários edificaram na frança o estado democrático de direito, onde o respeito às liberdades e aos direitos individuais constitui um dos pontos basilares da nova organização estatal”.
após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: de souza, itamar. a mulher e a revolução francesa: participação e frustração. revista do uni-rn. v. 2, n. 2, 2008. p. 111.

tendo em vista o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base desigualdades de gênero, raça e etnia, sobre a relação entre o surgimento do feminismo no final do século xviii e a crítica ao liberalismo, é correto afirmar que:

a
foi a revolução francesa o movimento que consagrou, pela primeira vez, os direitos das mulheres.

b
as revoluções liberais do final do século xviii retiraram direitos das mulheres, conquistados um século antes, motivo pelo qual foram criticadas.

c de ideologia liberal, a declaração dos direitos universais da revolução francesa não incluiu direitos para as mulheres, razão pela qual foi criticada.
d
o feminismo surgiu como um movimento antiliberal e de apoio à proclamação dos direitos universais na revolução francesa.

e
as revoluções liberais do século xviii retardaram o surgimento do feminismo, que só viria ter força na segunda metade do século xx.

RESPONDER

Alice está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.