No Brasil a educação especial tem sido compreendida a partir de uma visão mais ampla. No entanto,

um fato bastante recente na educação brasileira é a inclusão do deficiente múltiplo, que na maioria das vezes, é percebido como o educando com necessidades mais acentuadas e que possui dificuldades maiores que as do restante de seus colegas. BRASIL. Estratégias e orientações pedagógicas para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais-Dificuldades acentuadas de aprendizagem. Deficiência múltipla. Brasília: Ministério da Educação. 2003. Considerando o exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Um educando que apresenta dificuldades de locomoção decorrentes da sua deficiência física e dificuldade visual devido à miopia é um típico caso de deficiência múltipla. PORQUE II. A deficiência múltipla é entendida como a associação de duas deficiências de base que exigem ações adaptativas para assegurar o desenvolvimento global do educando. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

1 Resposta

  • Kauany

    a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

    Assim sendo, um educando que possui deficiência em locomoção e deficiência na visão, sofre de deficiência física e deficiência visual.

    Dessa forma, o educando pode ser considerado na deficiência múltipla.

    Nesse sentido, a deficiência múltipla é entendida como a associação de duas deficiências de base que exigem ações adaptativas para assegurar o desenvolvimento global do educando.

    Bons estudos!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.