“No Brasil colonial existiram apenas quatro possibilidades de aprendizado musical: Com os jesuítas,

nas Escolas de Ler, Escrever e Cantar, nas Casas da Companhia e nos Seminários (estes somente a partir de fins do séc. XVII)” (BINDER; CASTAGNA, 1996, p. 198-217). BINDER, F.; CASTAGNA, P. Teoria musical no Brasil: 1734-1854. In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE MUSICOLOGIA, n. 1, Curitiba, 10-12 jan. 1997. Anais [...] Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 1996.

A influência do colonizador no Brasil nos primeiros séculos é realmente marcante e a produção artística que aqui foi feita refletiu isso, especialmente na música. Com base nesta informação analise as asserções a seguir :

I – A formação musical no Brasil colonial esteve atrelada ao universo religioso e tradições culturais que não eram do povo indígena.

POIS

II – A música portuguesa era aclamada mundialmente por sua beleza e, por isso, todos apreciavam essa música aqui na colônia.

A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:

1 Resposta

  • Wanessa

    resposta: alternativa I verdadeira e II falsa

    Explicação: imposição cultural sob os colonizados, ditos "não civilizados".

Clique aqui para adicionar a sua resposta.