No Brasil, conforme citado no documento - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de

Educação Inclusiva, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império com a criação de duas instituições: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant – IBC, e o Instituto dos Surdos Mudos, em 1857, atual Instituto Nacional da Educação dos Surdos – INES, ambos no Rio de Janeiro. O documento ainda cita que "no início do século XX é fundado o Instituto Pestalozzi - 1926, instituição especializada no atendimento às pessoas com deficiência mental; em 1954 é fundada a primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE e; em 1945, é criado o primeiro atendimento educacional especializado às pessoas com superdotação na Sociedade Pestalozzi, por Helena Antipoff. Disponível em: < https://bit. ly/2OCMr9V >. Acesso em: 07 fev. 2020. Nesse contexto, as pessoas com deficiência e com superdotação, a partir de 1961, são contempladas com alguns dos seguintes decretos: I. A educação como um direito de todos, garantindo o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. II. Tratamento especial para os alunos com deficiência física, intelectual ou que se encontram em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados. III. Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. IV. Igualdade de condições de acesso e permanência na escola comum. É correto o que se afirma em Alternativas: a) III e IV apenas. b) I, II, III e IV. c) I, II e III apenas. d) II, III e IV apenas. e) I e II apenas.

1 Resposta

  • Felipe

    É correto o que se afirma em :

    b) I, II, III e IV.

    Explicação:

    I. A educação como um direito de todos, garantindo o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

    II. Tratamento especial para os alunos com deficiência física, intelectual ou que se encontram em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados.

    III. Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.  

    IV. Igualdade de condições de acesso e permanência na escola comum.  

Clique aqui para adicionar a sua resposta.